Vamos Refletir (Dia Mundial das Crianças)

Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.

No Brasil: Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de “criar” o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

FOTE: Google 

O dia 12 de outubro é um momento muito bom para empresas. Apenas elas ganham com isso, aliás, todas as datas comemorativas, lucram horrores. 
Dia das crianças deveria ser especial. Um momento em que os pais poderiam sair com seus filhos para um parque de diversão, zoológico, brincar de boneca ou carrinho. Essa data é universal para todas as crianças do mundo. Neste dia, os pais deveriam dar uma atenção diferenciada, um possível carinho. Mas preferem dar um brinquedo caro, acreditando que já é uma recompensa suficiente, minando a ausência de alegria, amor e criatividade.
Sou um indivíduo que enxerga além, noto o desespero de muitas famílias em dar presentes de valores altíssimo. Diante disto, resolvi questionar minha tia:
— Tia, o que a senhora vai – me dar no dia das crianças?
Ela analisa meu ser de cima em baixo, dando um sorriso em seguida.
— Dou-lhe um abraço apertado, simples e cheio de amor!
Eu vi que ela expressou com o coração, chorei de emoção, por que nunca ganhei um presente desses de meus pais, só das minhas tias ou amigos…
Eu só queria que todas as crianças do mundo, não dessem muita importância para brinquedos valiosos. O melhor presente é o amor de seus pais e familiares.

Um embrulho que vai ser destruído, trazendo de dentro um objeto sem vida, um dia será quebrado e esquecido. Agora, um sentimento que nasce da verdade tem na sua essência o amor eterno.

Lucas Alves (Luke) 

Vejam as Sagas Vamos Refletir

2 comentários em “Vamos Refletir (Dia Mundial das Crianças)

  1. digamos que este dia nasceu para uma comemoração ,até porque quando se nasce uma criança nasce também uma mãe um pai,
    este dia tem que ser lembrado para comemorar o amor inocente como o de uma criança e não como uma mera forma de capitalismo .

Deixe um comentário